A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Prezados amigos e parceiros,
Após realizarmos nossa avaliação semestral, organizamos este resumo das ações e atividades da Solidariedade França-Brasil, desenvolvidas no 1º semestre e que compartilhamos com vocês!

Programa Articulação por Direitos
O primeiro ano do projeto Construindo em Rede foi dedicado à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu – PMPI-NI, que foi aprovado pelo CMDCA em novembro de 2013. Em 2014, o projeto está direcionado para o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da implementação do PMPI. Para isso, diversas ações foram realizadas tais como: realização de evento que institui, no calendário oficial da Cidade de Nova Iguaçu, a Semana do Dia do Brincar; lançamento da Cartilha “O Olhar da Criança sobre o Mundo”, que sistematiza a experiência de escuta das crianças para o PMPI-NI; lançamento e validação, por unanimidade, do Orçamento Primeira Infância em Evidência – Opine. Opine é uma metodologia que seleciona e agrupa as despesas previstas no Orçamento Municipal de Nova Iguaçu. Este projeto tem o apoio do programa Redes e Alianças, do Instituto C&A.

Programa Direito à Educação
Até julho de 2014 foram realizadas formações para educadoras comunitárias e da rede pública da Baixada Fluminense, em 3 temáticas:
- Educação Popular e o Papel do Educador (2 encontros),
- Importância do Lúdico e do Brincar no Desenvolvimento Infantil (2 encontros)
- Construção de relações saudáveis para uma Cultura de Paz (7 encontros).
Além do público citado, também alcançamos estudantes do curso de formação de professores da região. Para o 2º semestre estão previstos dois encontros sobre Afetividade e Sexualidade.
Programa Direito à Saúde
O Projeto Teia de Cuidados vem realizando, desde janeiro, encontros de capacitação com profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família de Mangaratiba. Até julho, foram realizados 16 encontros, dos quais participaram cerca de 90 profissionais, tais como enfermeiros, dentistas, médicos, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e de saúde bucal. Os conteúdos foram trabalhados em 2 ciclos: Competências Familiares e Gestão de Cuidados. A capacitação desses profissionais é apenas uma das ações do projeto que inclui um levantamento sobre a situação da saúde no município e a mobilização pela saúde em duas comunidades locais.

Programa Fortalecimento das Iniciativas Comunitárias
Esse semestre recebemos doações de material pedagógico e de higiene que beneficiaram a 3 Centros Comunitários de Educação Infantil (Ceic) que atendem a cerca de 300 crianças e adolescentes.
Foi aberta convocatória para apoio a obras e reformas e 2 Ceic foram selecionados.

Destaques
Nesse primeiro semestre destacamos três eventos. O primeiro foi uma iniciativa do Hotel Sofitel que organizou um jantar beneficente, com apoio do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado pelo nosso parceiro Bonfilm. Nessa ocasião contamos com a presença de várias celebridades tendo como madrinha do evento a atriz francesa Isabelle Huppert (http://sfb.org.br/br/jantar-beneficente-em-prol-da-sfb-com-a-presenca-da-isabelle-huppert/).
O segundo foi a participação da SFB France (nossa associação irmã), representada pela vice-presidente Daniela Barrier, em um debate na rádio francesa RFI sobre a situação atual da Educação no Brasil e as recentes manifestações contrárias à Copa do Mundo 2014.
(http://sfb.org.br/br/wp-content/uploads/2014/06/RFI-17.6.14-7Mio-de-voisins.mp3)
O terceiro foi a generosa ação dos alunos do Colégio Julles Vales, instituição de ensino francesa, que mobilizou seus alunos e funcionários para arrecadar recursos para SFB, contribuindo nas ações no Ceic Nossa Senhora das Graças (Caxias).
(http://sfb.org.br/br/quando-os-alunos-franceses-se-mobilizam-pela-sfb/)

Agradecemos imensamente pelo fiel apoio de todos os que acreditam e apostam na força de superação da Solidariedade França-Brasil! Sua confiança e colaboração são determinantes para garantir a continuidade do nosso trabalho de contribuir na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Equipe da SFB

COMO PARTICIPAR?




SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br