A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Desde sua fundação, a SFB sempre teve as crianças como ponto central de sua missão, desenvolvendo ações e projetos que contribuem na articulação, mobilização e formação de atores sociais que se dedicam a garantir os direitos das crianças e adolescentes. É nessa perspectiva que iniciamos com entusiasmo o ano de 2014.


Com uma metodologia participativa que privilegia as demandas e potencialidade identificadas junto à população, a crença no exercício pleno da cidadania e considerando as mudanças - municipais, regionais e nacionais - no cenário social, implementamos uma ampliação na missão institucional em 2013, no que concerne à defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, com o intuito de incidir mais efetivamente sobre a definição e a implementação de políticas públicas.

Consequentemente ampliamos o público alvo das formações (além das educadoras comunitárias temos alcançado também educadores da rede pública e de formação de professores), nos articulamos com o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu, ampliamos a área geográfica de atuação no Estado do Rio e implementamos outras frentes de trabalho, como o novo programa de Direito à Saúde que prevê o trabalho junto a profissionais de saúde pública.

Nesta edição do Jornal de Bordo, trazemos algumas das ações desenvolvidas no 2º semestre de 2013 para ilustrar este momento de mudanças e conquistas. Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela SFB e os últimos acontecimentos que envolveram nossa instituição durante o ano, convidamos você a baixar nosso relatório de atividades 2013 no site: http://sfb.org.br/br/publicacoes/relatorio-anual/.
Também é possível acompanhar as notícias e acontecimentos através de nossa página no Facebook.

Boa leitura!

COMO PARTICIPAR?

PROGRAMA ARTICULAÇÃO POR DIREITOS

Construindo em Rede: Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu
Iniciado em 2013, este projeto construiu coletivamente, com a participação de diversos atores em Nova Iguaçu, o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
Em outubro de 2013 aconteceu o Seminário para discussão e aprovação pelos participantes, da proposta do PMPI de Nova Iguaçu, elaborada nos últimos 6 meses, nos diversos grupos de trabalho, que envolveram mais de 170 pessoas, representantes de várias instituições da sociedade civil e órgãos governamentais. No dia 14 de novembro o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu aprovou, por unanimidade, o Plano.
Nova Iguaçu é o primeiro município do Rio de Janeiro a aprovar um Plano Municipal pela Primeira Infância. O projeto de discussão e elaboração foi uma iniciativa da ONG Solidariedade França-Brasil, com apoio do Instituto C&A e parceria com as organizações do Sistema de Garantia de Direitos de Nova Iguaçu.
2014 será o ano de um novo desafio: tirar as ações do PMPI do papel para que as mesmas façam parte da realidade das crianças iguaçuanas.
PROGRAMA DIREITO À EDUCAÇÃO

Educadoras de Centros de Educação Infantil Comunitários (CEICS), professores da rede pública, universitários de Letras e Pedagogia, assim como alunos do curso de formação de professores, participaram de formações oferecidas pela SFB no 2º semestre de 2013.

Arte-educação
No segundo semestre, a arte foi agregada como estratégia para facilitar a identificação de temas relacionados aos programas de Incentivo à Leitura, Educação pela Paz e ao Projeto Construindo em Rede.
PROGRAMA DIREITO À SAÚDE

Projeto “Teia de Cuidados”
A SFB concebeu e está realizando, desde outubro de 2013, o projeto “Teia de Cuidados”, iniciativa da Fundação Vale com apoio da Prefeitura de Mangaratiba.
O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população do município, em especial de crianças e adolescentes, integrando as ações de assistência às de promoção da saúde e prevenção de doenças e outros agravos.

DESTAQUES

Evento Cultura de Paz
Em setembro de 2013 aconteceu a 3ª Roda de Conversa com o tema: “Diálogo para a Paz”. O encontro foi aberto com um esquete teatral enfatizando o tema do conflito. Em seguida, a psicoterapeuta Sandra Celano deu continuidade abrindo o debate da Roda de Conversa.
No mesmo dia, foi realizado o lançamento do livro “Que mundo você quer?” que relata a experiência em Educação pela Paz com educadoras da Baixada Fluminense.
Participaram dos dois eventos 40 pessoas, representantes de 16 instituições comunitárias e outras, tais como o Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, a Paróquia S. Miguel Arcanjo, o Centro de Criação de Imagem Popular - Cecip, a Secretaria de Esportes de Nova Iguaçu e o Núcleo de Creches e Pré-escolas Comunitárias da Baixada Fluminense - Nucrep.
PARCERIAS

Neste segundo semestre a SFB iniciou parceria com da Fundação Vale. Mais um novo parceiro que acredita no trabalho realizado e na experiência da SFB.
Nosso trabalho não seria possível sem parceiros, colaboradores e voluntários que depositam sua confiança e esforços na SFB, atuando conosco em defesa do direito e da qualidade no atendimento a crianças e adolescentes Agradecemos a todos que se juntam à nossa rede de solidariedade!



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br