A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e organização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.
Assim, temos inaugurado novas iniciativas que fortalecem a incidência da população sobre as políticas públicas. Uma delas é a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), objeto do projeto selecionado na convocatória do Programa Redes e Alianças do Instituto C&A. O Projeto: “Construindo em Rede: Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu” foi 1 dos 8 finalistas, entre 167 iniciativas de instituições de 20 estados e do Distrito Federal.
Nesse primeiro semestre, desenvolvemos ações deste e de outros projetos que contribuem na mudança do atual cenário, atuando na articulação, mobilização e formação de atores sociais que se dedicam a garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Convidamos você a conhecer as ações desenvolvidas nesse período pela SFB e os últimos acontecimentos que envolveram nossa instituição.

Boa leitura!

COMO PARTICIPAR?

A SFB na defesa dos direitos da Primeira Infância

A SFB vem, ao longo dos anos, atuando fortemente em ações que privilegiam a Primeira Infância, período compreendido do nascimento até os 6 anos de idade. Por que é tão importante essa fase da vida? A resposta a esta pergunta pode ser encontrada na seguinte afirmação: “A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante. Entender a criança como pessoa em desenvolvimento implica conferir plenitude ao momento da infância por ela ter sentido em si mesma e, adicionalmente, reconhecer o dinamismo do processo de formação cujo resultado é o futuro.” (Cf. Guia para a Elaboração de PMPIs, 2011).
Destaques em Formação

Educadoras de Centros de Educação Infantil Comunitários (CEICS), professores da rede pública, universitários de Letras e Pedagogia, assim como alunos do curso de formação de professores, participaram de formações oferecidas pela SFB no 1º semestre de 2013.
Outros Destaques

Eleição da nova diretoria da SFB
Encontro Construindo em Rede
Concerto Beneficente em prol da SFB
Participação da SFB no Encontro do Programa Redes e Alianças do Instituto C&A
Festival Vale Encantado
Crianças opinam no Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu
SFB participará da Fraternity Cup 2013
Parcerias

Nosso trabalho não seria possível sem parceiros, colaboradores e voluntários que depositam sua confiança e esforços na SFB, atuando conosco em defesa do direito e da qualidade no atendimento a crianças e adolescentes. Queremos agradecer a todos que se juntam à nossa rede de solidariedade!



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br